Guerra Civil

Boa noite. Não vou lamentar minha ausência, nem a falta de tempo, nem tampouco tentar explicar porque faz quase dois meses que eu não escrevo nada aqui. E convenhamos, não fez falta nenhuma, nem a menor diferença. Foi um período cheio de polêmicas na política, nos esportes, nas páginas policiais...

Vim falar de uma dessas coisas!

O Rio de Janeiro enfim acordou! Nas grandes cidades, existe algo que podemos chamar de "guerra civil fria". A guerra fria, na prática, implicava num certo "respeito" entre USA e URSS, onde por não saber o que havia de fato do outro lado, ninguém atacava diretamente ninguém. Até que a URSS se "atacou sozinha" e sumiu do mapa.

Sempre existiu uma espécie de guerra fria entre o crime organizado e as autoridades das metrópoles. Lógico que a guerra, nesse caso, é "fria" não por respeito de lado a lado, mas por outros fatores, que passam pela conivência, e muitas vezes envolvimento dos policiais, interesses financeiros de pessoas muito maiores que os policiais e os traficantes, e até mesmo interesses políticos, quando o pensamento de que uma invasão numa área tomada por criminosos, além de gerar pânico, derramamento de sangue e alguma rejeição da população contra a polícia, pode escancarar o fato de que o crime organizado é mesmo muito forte. Há um receio de nossos políticos em admitir que o crime cresceu demais, e que a coisa fugiu do controle.

Quem não se lembra do Marcola, líder do PCC, que simplesmente parou toda a cidade de São Paulo? Na ocasião, o que se percebeu foi um rompimento da "trégua" entre a PM e o PCC. No momento em que pararam as vistas grossas, o confronto se tornou inevitável. Exatamente o que acontece agora no Rio. Anos de conivência, negligência e mesmo cumplicidade transformaram o crime organizado num governo paralelo. Agora, nossos políticos tem interesse na segurança pública, provavelmente por conta da Copa e das Olimpíadas, e decidiram tomar providência.

Melhor assim! Há muito o que fazer. O Alemão não é o único complexo do Rio tomado por bandidos, mas um passo foi dado, e uma notável demonstração de força foi verificada por parte do poder público. Aquelas cenas em que os bandidos fogem pelo meio da mata é deliciosa. Deu uma sensação de "estamos vingados" indescritível. Tomara isso não seja só fumaça. Tomara isso sirva de exemplo para todas as cidades do Brasil.

Grande abraço a todos. 

Daniel Makawetskas



Escrito por Daniel makawetskas às 19h16
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


Histórico
Votação
Dê uma nota para meu blog


Outros sites
UOL - O melhor conteúdo
BOL - E-mail grátis